segunda-feira, 26 de abril de 2010

Baguetes

Estas baguetes ficam uma delícia, super estaladiças e macias. Acho que a partir de agora não vou precisar comprar pão, pois, está a resultar tão bem..., mesmo sem recorrer à máquina de fazer pão que, aliás não tenho. Retirei a receita de um site alemão que tem receitas deliciosas de pão (apetece-me começar numa ponta acabar na outra) eheheheheh

Acabadinhas de sair do forno!

 
Posted by Picasa


Ingredientes:
(4 baguetes)

1 kg farinha de trigo sem fermento
2 saquinhos de fermento em pó
6 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
500 ml de água morna
1 ovo

Preparação:

Colocar todos os ingredientes num alguidar e amassar até obter uma massa que não se agarre à mãos e para isso tem de ir colocando farinha e amassando. Depois é só deixar repousar a massa cerca de 30 m num local quente e longe de correntes de ar.

Após a massa ter levedado dividir a mesma em 4 partes e enrolar fazendo baguetes com o tamanho pretendido. Pré-aquecer o forno a 200°C. Enquanto isso, deixar as baguetes mais 30 m de repouso. De seguida, antes de as colocar no forno pincele as baguetes com ovo e leve então a cozer durante cerca de 20m, ou até aprsentarem uma cor douradinha.

Optei por fazer metade da receita e por fazer as baguetes mais pequenas do que o habitual.

Dica útil: Para que o pão, ou neste caso, as baguetes fiquem estaladiças é só colocar um tabuleiro com água quente no forno ou borrifar o forno com água (usar o borrifador de plantas).

Logo que sairam do forno, não resisti em barrar uma fatiazinha com manteiga.

Divinal!

2 comentários:

Cláudia Marques disse...

Que lindas!
Hoje mesmo vou ter que comprar baguetes, até porque neste momento não posso fazer nada em casa. Mas hei-de experimentar. Tb não tenho máquina, agradam-me estas receitas "à mão". :)

Conceicao disse...

Sra. Padeira - então vai ser: 2 baguetes, um pão de milho, 4 pãezinhos de leite e já agora, 1 fatia cheesecake, 2 de bolo de iogurte, uma de tarde de uva e ... deixa ver ... .... ...